Olá!

Seja bem vindo(a).

"...A paz invadiu o meu coração. De repente, me encheu de paz. Como se o vento de um tufão, arrancasse meus pés do chão, onde eu já não me enterro mais..."
(Gilberto Gil/João Gilberto)

" E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar"
(Clarice Lispector)
p.s: Grata por visitar-me.

God Bless you!!













quarta-feira, 3 de março de 2010

AS MÚMIAS DE SALTA

AS MÚMIAS DE SALTA


Zapendo na tv avistei um programa sensacional.





Chamava-se As Múmias de Salta


Canal: National Geographic




É um documentario sobre a descoberta das múmias de duas crianças (idades entre 5 e 8 anos) e de uma adolescente no Monte Llullaillaco no Peru em 1999 que morreram durante um ritual Inca.


"Há uma década, o arqueólogo norte-americano Johan Reinhard, acompanhado por colegas argentinos e peruanos, descobriu um lugar sagrado a mais de 1,5 metro de profundidade no monte Llullaillaco. Sob o gelo e as rochas havia três crianças incas, todas em perfeito estado de conservação: uma menina de 6 anos, um menino de 7 e uma adolescente de 15, que eles apelidaram de a Donzela"

Incrivel, elas foram encontradas congeladas na Provincia de Salta, Argentina.
Segundo pesquisas, essas crianças participaram de um ritual religioso dos Incas chamada Capacocha.
Com esse ritual o povo Inca obtinha o controle das regiões do Estado Cuzco.
A cerimônia era realizada em função da morte do Inca e da sucessão ao trono, devido a alguma catástrofe natural ou para promover a fertilidade da terra.
Acredita-se que elas foram a pé e Cuzco até o vulcão Llullaillaco, andando em uma linha o mais reta possível. Estima-se que levaram vários meses para chegar, ja que avançavam apenas de 10 a 15 quilômetros por dia.
Só crianças bonitas, saudáveis e fisicamente perfeitas eram escolhidas para o sacrifício. De acordo com as crenças incas, elas não morriam, mas se juntavam a seus ancestrais e viravam uma espécie de anjos da guarda de suas vilas natais.

No caso da adolescente, os Incas tinham a tradição de selecionar "eleitas" que viviam entre os 8 e os 14 anos na casa das Virgens do Sol. Provavelmente a múmia batizade de "a Donczela" era uma delas.
Cientistas afirmam que Donzela era uma das eleitas com base em um estudo do cabelo que determinou que a adolescente tinha aproximadamente 15,5 anos e desde os 8 consumia folhas de coca, informação que confirma a teoria de que ela tinha um status diferente das outras duas crianças encontradas congeladas em Salta.

curiosidades:
*** essas múmias tem aproximadamente 500 anos.
*** elas não possuem parentesco
*** as duas crianças menores morreram congeladas ao chegarem na montanha e serem colocadas para dormir em nichos subterrâneos, morrendo congeladas.
*** Uma delas foi atingida por um raio, por isso a parte mais escura.
"Os corpos eram tão parecidos com crianças dormindo que estudá-los "mais parecia rapto do que trabalho arqueológico", compara Miremont. A menina mais nova, com seis anos de idade, foi atingida por um relâmpago algum tempo depois de morrer, o que causou queimaduras em seu rosto, corpo e roupas. Ela e o menino, de sete anos, tinham crânios levemente alongados, "plástica" feita com panos amarrados à cabeça. É um sinal de status elevado, e talvez até de ligações com a realeza inca.
Testes de DNA revelaram que as crianças não tinham parentesco entre si, e tomografias mostraram que eles tinham recebido boa alimentação e não tinham ferimentos pelo corpo. A Donzela aparentemente sofria de sinusite e de um problema nos pulmões, provavelmente causado por uma infecção.
As montanhas da região de Salta abrigam pelo menos outros 40 enterros rituais com sacrifícios humanos, mas Miremont diz que os indígenas que vivem na área não querem que mais corpos sejam retirados. "Vamos respeitar os desejos deles", afirma o pesquisador. Para ele, os três corpos foram suficientes para a pesquisa. "Não precisamos abrir outros túmulos."(http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL103859-5603,00.html )


Fiquei pasma e ao mesmo tempo perguntando o quão grande misterioso é o ser humano.
O Estado de preservação que esses pequeninos se encontram é incrivel.
Ao longe jamais diriamos Múmias e sim, crianças dormindo ao relento.
O passado e o presente se cruzam.
Creio que poderemos ver 10 vezes, mas será sempre como a primeira vez.
Os orgãos estão intactos.
Tanto é que até hoje cientistas os examinam. Claro que com muita peculiaridade.
Para os exames, se não me engano, eles ficam no máximo 15 minutos fora de seus "abrigos especiais", que no caso, são cilindros com monitoramento a todo tempo.

Maiores informações nos links constantes.
Deixe seu comentário.
Tem outras noticias interessantes? compartilhe :-)

4 comentários:

  1. nossssssssssaaa que legal,eu ja tinha visto essa reportagem mais fazia muito tempo e nem lembrava pq so vi o comercial,muito legal queria ver cara a cara essas mumias
    gostei do seu blog!

    fofucha86.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. creio que no youtube há a reportagem completa. achei muito impactante.

      Excluir
  2. Eu tenho muita curiosidade à respeito de múmias. Essas aí, não conhecia. Muito bom esse texto seu. E a música que dá crédito à Gilberto gil, na verdade é de autoria de João Donato.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo....agradecida pelo seu comentário..
    A respeito das Múmias, são fantásticas certo? fiquei encantada....em breve colocarei novas matérias...acho que tive um momento de introspecção e meu blog acabou voltando-se apenas para o "Eu"....envie mais comentários..
    E sobre a música, é de autoria de ambos (pelo menos foi a informação que li na época- qualquer coisa corrija-me), só que die crédito para um apenas rsrs....mas já acertei, grata pela notificação....
    Poste mais vezes, inclusive envie matéria se possível...:-)

    ResponderExcluir