Olá!

Seja bem vindo(a).

"...A paz invadiu o meu coração. De repente, me encheu de paz. Como se o vento de um tufão, arrancasse meus pés do chão, onde eu já não me enterro mais..."
(Gilberto Gil/João Gilberto)

" E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar"
(Clarice Lispector)
p.s: Grata por visitar-me.

God Bless you!!













segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

AUXÍLIO RECLUSÃO, VOCÊ CONHECE?

Já ouviram falar em AUXÍLIO RECLUSÃO?

O "auxílio-reclusão" constitui benefício da Previdência Social, regulado pela Lei n.8.213, de 24 de junho de 1991, que visa a proteção dos dependentes carentes do segurado preso, impossibilitado de prover a subsistência dos mesmos em virtude de sua prisão.
Integrante da Seguridade Social, o "auxílio-reclusão" surgiu na Lei Orgânica da Previdência Social, Lei n. 3.807, de 26 de junho de 1960, que ampliou o quadro de benefícios até então existentes.
Possui natureza alimentar, visando garantir o sustento dos dependentes do preso que, de um momento para outro, podem encontrar-se sem perspectivas de subsistência. Trata-se de um benefício destinado exclusivamente aos dependentes do preso, sem caráter indenizatório, não possuindo o preso nenhum direito sobre ele.
Benefício devido tanto nas hipóteses de prisão provisória quanto de prisão definitiva, exige para a sua concessão a prova da perda de liberdade do segurado, a inexistência de remuneração da empresa em que ele trabalhava e não se encontrar o mesmo no gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço.
O "auxílio-reclusão" tem início na data do efetivo recolhimento do segurado ao estabelecimento penal e é mantido enquanto o segurado permanecer preso. Dá-se a sua suspensão em caso de fuga, restabelecendo-se com a recaptura do preso. Havendo sua soltura, cessa a concessão do auxílio.
Ou seja, se o mesmo contribuiu com o INSS ele terá direito conforme a lei, caso contrário, o mesmo permanecerá sem auxilio.

ATENÇÃO: Este texto é somente informativo, pois poucos conhecem sobre o referido assunto.
Maiores informações, sugestões ou críticas, entrem em contato as fontes acima exibidas.

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário