Olá!

Seja bem vindo(a).

"...A paz invadiu o meu coração. De repente, me encheu de paz. Como se o vento de um tufão, arrancasse meus pés do chão, onde eu já não me enterro mais..."
(Gilberto Gil/João Gilberto)

" E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar"
(Clarice Lispector)
p.s: Grata por visitar-me.

God Bless you!!













domingo, 16 de junho de 2024

Domingo - Saúde Mental (I Can see clearly Now)

Domingo, Sol, 27°, sensação térmica de 27°, pouco vento e árvores com folhagens "amareladas", mas para mim, coloridas. Enquanto algumas folhas  mantêm-se agarradas fortemente aos galhos(alguns frágeis, outros nem tanto), outras, simplesmente parecem cair com leveza, deixando o "asfalto" um pouco mais aconchegante. Creio que seja o clima ideal de Outono. E mesmo que não seja, aprecio sem moderação. 

Olhando em direção a luz natural, sentada em uma cadeira confortável para o momento, escrevendo, e ao fundo, compondo o cenário, a música folk.

Poderia estar em muitos locais bacana neste momento, mas preferi fazer o que me faz muito bem, que é ter um tempo para simplesmente contemplar pequenos momentos. Este ato traz descanso não somente a minha mente, mas ao corpo e espírito, que na maior parte do tempo são regidos por diversas atividades. Ainda mais depois de uma semana, que exigiu muito do meu ser.

Este estado de bem-estar, o chamo de saúde mental.

Entendo que o tema esteja em alta, tornando-se muitas vezes cansativo, ou visto como algo desnecessário. Mas, se pensarmos com um olhar mais clínico, talvez esse "lembrete" seja devido a ausência de nossos próprios limites.

É comprovado que a condição de estresse crônico traz problemas a saúde, tais como: aumento do AVC, insônia, deficiência no sistema imunológico e transtornos mentais , ou seja, desiquilíbrio no sistema nervoso, tendo como consequência, ansiedade, depressão, distúrbio alimentar, entre outros.

E como isso acontece? 

De forma bem resumida: Produzimos e liberamos várias substâncias químicas, a desproporcionalidade durante o processo refletirá no dia a dia.

Por exemplo, quando o corpo interpreta que está sob uma situação de perigo(ameaçadora ou estressante), em resposta, a defesa do organismo entra em campo, ou seja, é ativada através do sistema nervoso autônomo, que prepara algumas "misturas químicas" e posteriormente libera, para que a pessoa enfrente ou fuja. A liberação contínua, pode ser (e na maioria das vezes é)prejudicial a saúde.

(Imagino que seja como o Superman, que, ao contato contínuo com a criptonita, causa um dano enorme.)


A ação da priorização faz toda a diferença.

Precisamos estar bem para produzir de forma eficiente e pensar de forma racional, ou seja, evitar o olhar enviesado.

Se conheça, desenvolva bons hábitos (sono, atividades físicas, lazer), organize o tempo, as tarefas e as prioridades. É sabido que a vida não é linear(e que bom!!) , e haverão períodos que exigirão mais a dedicação e disciplina.

Já se perguntou qual é a prioridade no momento? Por que é prioridade? Quanto tempo de dedicação precisará?

Qual será a sua motivação? ou seja, qual a sua conquista e a importância?

Acredite, entendo que seja desafiador, mas é extremamente necessário. Tudo ficará mais claro, porque terá ferramentas para enfrentar e deixar a vida mais leve.

Por um longo período priorizei muitas coisas que na verdade não eram prioridades. Com o tempo descobri que era autossabotagem. Mas o processo exigiu (e exige ainda) dedicação e foco. Ao longo desses, aproximadamente, 12 meses uma chave virou, porém, não significa que as vezes tenho tirar o pé do acelerador e refazer a rota, mas a sensação é outra, as decisões são conscientes. 


Eita!! Falando em foco, acho que desviei um pouco neste "post", ou será que não? pensando bem, nós também somos estações, e o Outono talvez faça sentido, já que, com os dias mais "curtos", a natureza entende que é o momento de alterar sua estratégia para poupar energia e se adaptar.


👉I can see clearly now

Clique aqui











 O segredo do sucesso é a constância do propósito.” ( Benjamin Disraeli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário